Criatividade em alta nos serviços online

Cansado de ver sempre as mesmas coisas na internet? Quer encontrar sites que fujam do convencional? Serviços online para agregar conhecimento ou, simplesmente, proporcionar algumas risadas é o que não faltam. Encontra-se de tudo: de enciclopédia politicamente incorreta a medidores de aparência. Na maioria desses sites, a regra é ser diferente. Para isso, originalidade é o que não falta dentre os vários exemplos que circundam a web.

Seguindo a linha ‘sites excentricos’, encontra-se o SimpsonizeMe e o Morph Thing, páginas divertidas para quem gosta de editar fotos. A primeira é uma boa opção para os fãs do seriado “The Simpsons”, que têm a oportunidade de se transformar em um membro da série. Já no Morph Thing a atividade consiste em fazer um mix entre dois rostos, gerando um retrato bem simpático. Mas se a questão não for mudar de aparência, e sim, descobrir com quem o filhinho recém-nascido mais se assemelha, o site Look-Alike Meter oferece a solução.

Novas idéias surgem a todo o momento nessa vasta rede, e o ambiente nunca foi tão convidativo. E por falar em convite, que tal ser o anfitrião de uma rede social? No CrowdVine, serviço para criação de seu próprio site de relacionamento, o usuário pode ser o mais novo Mr. Orkut do pedaço. Entretanto, para os que pensam apenas em uma forma carinhosa de enviar scraps, nada mais propício do que a Máquina do Beijo. Nela, é só escolher a boca, a pressão do power kiss, pôr uma musiquinha de fundo, escrever uma mensagem, embalar pra presente e pronto.

Para quem procura humor com bastante acidez, a Desciclopédia é o lugar. Essa sátira da famosa Wikipedia já possui mais de 8 mil artigos sobre variados assuntos. Nem sempre muito bem compreendida pelo público mais conservador e não tão bem humorado, ela normalmente traz de forma sarcástica, mas quase sempre divertida, informações ficcionais ou fatos reais exageradamente modificados. Já recorrer ao auxílio do Dicionário InFormal, site com mais de 5 mil verbetes, é garantia de agregar conhecimento sobre o significado de palavras, expressões populares e gírias, raramente encontradas nos dicionários tradicionais.

O sucesso da maioria dessas páginas bem originais deve-se fatalmente à aceitação dos usuários, que participam e ajudam a construir uma internet leve e heterogênea. A lista de serviços online diferentes e divertidos continua crescendo, aliada à progressiva popularidade dos sites da web social. O lema ‘Faça você mesmo’ nunca teve tanto significado e, se depender de desenvolvedores web e internautas, criatividade não vai ser problema.

Anúncios

About this entry