Wikia Search, pouca eficiência e críticas em excesso

Há pouco mais de um mês, o mercado das busca da internet ganhou um novo membro. Sem esbanjar a experiência do Yahoo!, nem a eficiência do Google, a Wikia Search (http://alpha.search.wikia.com) chega para tentar mudar a cara de um dos serviços mais essenciais da web. Lançada com bastante alarde e poucos elogios, ela se tornou um prato cheio para os críticos de plantão logo em sua primeira semana no ar.

Anunciada há mais de um ano, a Wikia Search é um projeto open-source (de código aberto) que visa a construção participativa dos resultados das pesquisas na rede. Baseado nesse conceito, o serviço projetado  pelo co-fundador da bem-sucedida Wikipedia (http://wikipedia.org), Jimmy Wales, pretende tornar as buscas mais humanizadas, já que boa parte do conteúdo será indexado pelos próprios usuários, em oposição aos mecanismos mais conhecidos. Nesses, o trabalho é feito por robôs, usando algoritmos específicos.

Apesar de ter carregado um grande prestígio antes mesmo de sua estréia oficial, o engenho de busca de Wales definitivamente não agradou. “A Wikia Search é uma completa decepção”. Assim escreveu Michael Arrington em um dos blogs de tecnologia mais respeitados do mundo, o TechCrunch. “Os resultados são pobres e fracos, o que seria o esperado, não fosse a enorme expectativa criada. Absolutamente ninguém irá usar esse buscador, até que (e se) ele seja aperfeiçoado”, verifica ele. A blogosfera brasileira, como de costume, também não emudeceu e o clima por aqui, assim como lá fora, foi de desapontamento.

Enquanto uns realizam suas críticas ferrenhas, outros levam em consideração o status alpha do projeto. Mesmo assim, para os analistas mais incisivos, o lançamento do serviço foi prematuro e é mais um motivo de censura. Já quando o assunto é a concorrência, a previsão de que a curto prazo o buscador não representará nenhum perigo à hegemonia dos search engines mais famosos é quase unânime. Por ora, deixando de lado todas as análises pessimistas, a Wikia quer mesmo é deixar claro, dentre outros aspectos, que não deseja ser uma mera concorrente, e sim, uma alternativa diferenciada.

Anúncios

About this entry