Televisão na tela de seu Personal Computer

Ela chegou ao país, no começo dos anos 50, arrebatando elogios dos mais entusiasmados e críticas dos incrédulos. Com o passar do tempo, ganhou a preferência de grande parte da população, tornando-se um dos veículos mais influentes. Assim, conquistou um lugar cativo na sala de estar da maioria dos brasileiros. Com uma hegemonia inquestionável, as TVs convencionais agora passam por uma mudança. TV digital? Ainda não. Apesar de não terem a mesma força e de não incomodarem, os computadores já despontam como uma forma simples e barata de ter acesso a canais de televisão do mundo inteiro.

Produtos e serviços direcionados ao entretenimento na web ganham cada vez mais espaço na vida dos internautas, auxiliando quem busca na tela de seu PC o lugar ideal para curtir seus programas e séries favoritos. Neste sentido, inúmeros softwares vêm ganhando o reconhecimento do público, e o SopCast é um deles. Com ele, o usuário pode assistir canais pagos de qualquer parte do mundo, ao vivo e gratuitamente. Apresentando proposta semelhante, o DigiTV Free é mais uma alternativa de acesso à emissoras de todo o planeta. Com apenas alguns cliques, o software trasforma uma máquina conectada à web em uma televisão que exibe centenas de canais e web cams.

Lançado sob os olhos atentos da mídia, o Joost também é um dos programas que prometem levar a TV para dentro do computador. Colocado no ar no início de 2007, pelo sueco Niklas Zennström e pelo dinamarquês Janus Friis – mesmos criadores do Skype e do Kazaa -, o software representou um novo jeito de assistir televisão. A sua versatilidade e flexibilidade, que permitem aos usuários assistir a um programa ou série no momento que desejar, constituem algumas de suas vantagens. Esperar pela reprise daquele capítulo super aguardado, mas que por algum motivo você perdeu? Se depender do Joost e programas similares, isso não é mais necessário.

Mas para quem não quer, ou não pode, baixar programas para o PC, há outras alternativas bastante interessantes na web para que o usuário não fique de fora da novidade. O SurfTheChannel e o Isfree.tv são alguns dos sites que oferecem conteúdo televisivo do Brasil e do mundo. Enquanto o primeiro exibe, em sua maioria, seriados internacionais, o último dedica-se às produções nacionais, sem deixar de lado as melhores séries lá de fora.

Opções para fazer de seu computador sua personal television é o que não faltam. Apesar de alguns softwares ainda exigirem vários requerimentos do sistema, os sites de TVs online estão ai para não deixar que isso seja um problema. Mesmo priorizando a exibição de programas televisivos, muitos dos serviços também disponibilizam sinais radiofônicos de estações mundo a fora, tornando o serviço bem mais abrangente. Ainda que não seja mais uma grande novidade, como há décadas atrás, a TV parece estar se reinventando, para a alegria de quem não via a hora de exercer a sua liberdade de escolha.

Anúncios

About this entry